Existe uma íntima relação entre menos vegetação natural e comprometimento de fontes de água. A frequência da chuva e a diminuição do volume de água em lençóis freáticos podem aumentar demais pelo desmatamento.
Ao longo dos anos diversos pesquisadores vem alertando para as consequências que o desmatamento pode ter no clima e nas fontes de água em diversas regiões do país.
O desmatamento desenfreado está agravando o desabastecimento de água, a devastação da floresta oceano-verde ( Amazônia) já gera um clima dramaticamente inóspito. O sistema se constituem de elementos conectados. os pesquisadores apontam que estiagem, em um planeta em média 1º C mais quente representa um problema mais sério e uma área que enfrenta uma seca é ainda mais prejudicada se sofreu desmatamento.
As plantas nativas também se caracterizam por raízes grandes e profundas, elas penetram fundo no solo e criam um caminho por onde a água passa e abastecem o lençóis freático e aquíferos subterrâneos.
Nos períodos de seca, por razões que independem das mudanças climáticas, o impacto de uma seca similar há cem anos é diferente hoje, num planeta em que a temperatura já está um grau mais alta. Hoje, por conta disso, a evaporação da água é mais acelerada – isso é uma realidade em vários lugares do mundo. Portanto a falta de chuva pode ser a mesma, mas a falta de água no solo é ainda maior!
Diga NÃO AO DESMATAMENTO!